Site da USP
Unidade EMBRAPII TECNOGREEN ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Química Verde
Fale conosco

Competências

Engenharia de Bioprocessos:

Envolve o desenvolvimento de equipamentos e processos a serem empregados em escala industrial a fim de produzir bens de alto valor agregado. A interface entre as áreas de biotecnologia e engenharia de processos permite recuperar elementos e compostos a partir de rejeitos industriais e resíduos urbanos, utilizando organismos vivos para processos em biorreatores e fermentadores. Esse método é considerado não só mais “verde” em relação a métodos tradicionais utilizados em indústrias de recuperação de metais, como também possibilita a obtenção de produtos economicamente ou tecnologicamente inviáveis por rotas tradicionais.

 

Engenharia Verde:

O conceito de engenharia verde deve estar presente deste a concepção do projeto até sua execução, conservando recursos naturais e reduzindo impactos negativos sobre o meio ambiente, sendo capaz de oferecer todo o suporte no desenvolvimento de processos industriais e produtos que favoreçam a população e promovam o desenvolvimento sustentável dos países.

 

Mineração Urbana:

Mineração urbana tem por base a recuperação dos materiais a partir de resíduos urbanos, contribuindo para a sustentabilidade. Dessa maneira, o desperdício de materiais valiosos é reduzido, assim como os impactos ao meio ambiente.

 

Processos de Reciclagem:

O processo de reciclagem é a conversão de resíduos ou equipamentos obsoletos em nova matéria prima ou insumo. Para isso, os processos de reciclagem podem envolver intervenções físicas, químicas e/ou biológicas a fim promover a transformação dos materiais. O processamento possibilita a reinserção de materiais, antes descartados, ao processo produtivo, aumentando a vida útil e evitando o descarte prematuro.

 

Processos Sustentáveis:

Segundo o site do Ministério de Meio Ambiente, “Produção Sustentável” pode ser entendida como sendo a incorporação, ao longo de todo o ciclo de vida de bens e serviços, das melhores alternativas possíveis para minimizar impactos ambientais e sociais. Desta forma, pretende-se prevenir impactos ambientais e na saúde humana, gerando riquezas e bem-estar social.

 

Tratamento de Efluentes:

Em praticamente todos os setores industriais, o tratamento de efluentes tem como objetivo remover poluentes orgânicos e inorgânicos das águas residuais e garantir que o seu descarte atenda aos requisitos mínimos exigidos pela legislação. As técnicas de tratamento são escolhidas em função da natureza dos poluentes. Existem diversas técnicas de tratamento de efluentes, que podem abranger processos físicos (por exemplo, peneiramento), químicos (cloração, precipitação, troca iônica, entre outros) ou biológicos (lagoas aeróbias ou anaeróbias, por exemplo). Com relação ao tratamento de efluentes, é possível reduzir o impacto ambiental por meio da recuperação da água e/ou de compostos de interesse econômico presentes nos efluentes ou pela escolha de técnicas de tratamento que gerem menor quantidade de resíduos.

 

Tratamento de Resíduos e Rejeitos Industriais:

Os problemas ambientais envolvendo os resíduos e rejeitos industriais fazem com que as empresas busquem por tecnologias e inovações no gerenciamento dos seus resíduos. Por isso, os resíduos de processos industriais gerados por diferentes segmentos devem ser tratados, visando a recuperação de metais por razões sociais, econômicas e ambientais. O tratamento dos resíduos e rejeitos industriais é visto como alternativa para o aproveitamento de resíduos que atualmente não são viáveis economicamente.